Deus não desiste de prover o seu rebanho de pastores. Ele os escolhe, os motiva e ilumina.

“Onde fica a tua casa”?, foi a pergunta que estes jovens vinham fazendo a Jesus. Ele mostrou-lhe uma casa franciscana, onde Ele também mora: o Convento de São Francisco de Assis de Leiria. Os jovens, orientados pelos membros da Equipa da Pastoral Juvenil Vocacional, vulgo FraJuVoc, tiveram o seu primeiro encontro conjunto no fim-de-semana de 10-12 de Novembro.

Para participar no encontro, Frei Armindo Carvalho, Ministro Provincial, deslocou-se propositadamente de Lisboa a Leiria. Saudou-os fraternalmente, com eles louvou a Deus pela inquietação que pôs nos seus corações e mentes jovens e partilhou algumas orientações próprias para este caminho de discernimento vocacional.

Disse-lhes que devem questionar-se sobre a identidade pessoal de cada um – “o que sou?” –  e assumi-la com realismo, sem evasões ou sonhos irreais; que devem questionar-se acerca da sua vontade (eu, como pessoa, que é que quero?); e, finalmente, que devem questionar-se acerca da vontade de Deus, porque esse querer sagrado de Deus é a única razão da nossa vida e da nossa presença aqui.

O encontro prosseguiu com alguma partilha entre os participantes e, depois de um razoável tempo de silêncio individual, celebrou-se a Eucaristia às 12h00, à qual presidiu o Ministro Provincial.

O resto do dia (dia de São Martinho) foi preenchido com novos momentos de partilha, à mesa da refeição, com as tradicionais castanhas, e noutras reflexões e momentos de oração que se prolongaram pelo resto do dia e pelo domingo, o dia seguinte.

Tudo para louvor, glória e gratidão ao Nosso Bom Deus. Paz e Bem!

Frei Armindo, Ministro Provincial