O Dom do Trabalho

Dia 14

Motivação

«Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Não se deve procurar que o progresso tecnológico substitua cada vez mais o trabalho humano: procedendo assim, a humanidade prejudicar-se-ia a si mesma. O trabalho é uma necessidade, faz parte do sentido da vida nesta terra, é caminho de maturação, desenvolvimento humano e realização pessoal» (LS 128).

 

Da Segunda Epístola de São Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 3,10-12)

Na verdade, quando ainda estávamos convosco, era isto que vos ordenávamos: se alguém não quer trabalhar também não coma. Ora constou-nos que alguns vivem no meio de vós desordenadamente, não se ocupando de nada, mas vagueando preocupados. A estes tais ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo a que ganhem o pão que comem, com um trabalho tranquilo.

Da Regra Bulada (1R 5)

Os irmãos a quem o Senhor deu a graça de trabalhar, trabalhem fiel e devotamente, de maneira que afugentem a ociosidade, inimiga da alma, mas não apaguem o espírito (1Ts 5, 19) da santa oração e devoção, ao qual todas as demais coisas temporais devem servir.  Como remuneração do trabalho recebam as coisas necessárias ao corpo para si e seus irmãos, salvo dinheiro ou pecúnia; e isto humildemente, como convém a servos de Deus e seguidores da santíssima pobreza.

 

Prece

Deus Pai, Criador do Universo, entregamos aos Teus cuidados todos os Irmãos da nossa Província e, com eles, as demais tarefas que cada um é chamado a desempenhar. A exemplo de S. Francisco, saibamos em tudo permanecer no espírito da santa oração e devoção.