Semana de Oração pela Vocação Franciscana

Durante os dias 9 a 16 de Janeiro de 2018, a Província Portuguesa dos Frades Menores viveu a Semana de Oração pela Vocação Franciscana, num oitavário já tradicional de oração antecedente à celebração dos Mártires de Marrocos, padroeiros da Província.

A gratidão pela vocação deu o mote a esta semana, na qual os Irmãos Franciscanos foram convidados a louvar o Senhor por tudo aquilo que pauta a sua vocação, como dom e missão, no contexto das suas vidas, das Fraternidades, da Província, da Ordem e da Igreja.

Sendo um momento particular de comunhão espiritual em toda a Província, a FraJuVoc, a quem pertence a dinamização desta semana, encetou um périplo, de norte a sul de Portugal Continental, promovendo uma Vigília de Oração. As Fraternidades de Penafiel, Leiria, Seminário da Luz (Lisboa) e Faro, nos dias 9, 11, 12 e 13, foram os lugares e os tempos de encontro entre Confrades, Irmãos da OFS, Jufristas, Religiosas e demais irmãos que, de alguma maneira, compartilham este jeito de ser e viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

«Louvado sejas, meu Senhor» era o grito do Poverello de Assis e foi o grito que quisemos ecoar por estes dias, marcados por tantas crises, que exigem uma resposta fiel ao carisma concedido.  E, porque um coração grato brota de um reconhecimento de se ser agraciado, a oportunidade de agradecer por tantos dons recebidos não pode deixar de ser também um momento oportuno de discernimento das nossas opções quotidianas.

O Ser Criatura, a Pobreza, o Cuidado da Criação, o Cuidado dos Irmãos, o Presente, o Trabalho, a Província e a Ordem, a Missão são dons de Deus, que somos chamados a acolher e a guardar, testemunhando assim o nosso Ser Franciscano.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo dom da nossa vocação, pelo dom desta semana e pelo dom de tantos quantos se associaram, de uma maneira ou de outra, a nós.

 

FraJuVoc