Quem Somos

A FRAJUVOC (Fraternidade Juvenil e Vocacional) é a designação da equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional da Província Portuguesa dos santos Mártires de Marrocos da Ordem dos Frades Menores (OFM).

Segundo os Estatutos da Província, a “Animação do Cuidado da Pastoral das Vocações é confiada à Equipa Provincial, nomeada para este serviço, sendo coordenada pelo Animador da Pastoral Juvenil e Vocacional, nomeado em Congresso Capitular, a quem compete promover e orientar a pastoral juvenil e vocacional na Província e colaborar com outras Províncias e com a Família Franciscana” (EE. PP art. 61; cf. EG art. 85 §§1 e 2).

Como tal, a esta equipa está confiada a missão de acompanhar os jovens no seu processo de crescimento espiritual, de maturação de vida e de crescimento vocacional.

Este serviço é confiado a todo cristão e faz parte do sentir de toda a Igreja. Trata-se de uma missão inerente ao anúncio Evangélico. Para isso é necessário criar ambientes apropriados de acolhimento; evangelizar e anunciar Jesus Cristo; optar por um processo de acompanhamento e discernimento que ajude o jovem a maturar no aprofundamento e adesão vocacional.

A FRAJUVOC surge, assim, como resposta a esta inquietação eclesial, que brota do apelo do Senhor Jesus, quando diz: “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura”(Mc 16, 15).